Teenagers! I Apresenta: Musica para Vestir!

| | quarta-feira, 23 de dezembro de 2009




























A moda e o Grunge se juntam pra formar um estilo Único.

Uma atual tendência na moda buscou inspiração nas décadas de 80 e 90 para formar um conceito jovem, descolado e fashion. Assim como o movimento punk revolucionou a forma de pensar e vestir nos anos 70, a partir de meados as década de 80 surgiu uma mistura sintetizada de musica punk com heavy metal, dando origem ao movimento grunge, que tem seu auge nos anos 90, embalado com o sucesso do Nirvana. Mas como surgiu esse movimento? Quais suas principais bandas? E como Kurt Cobain e companhia influenciam a moda até os dias atuais? A revista COLCCI MAG preparou uma reportagem especial para você entender esse importante momento da musica e seus reflexos no mundo fashion.

Mas e as Bandas?

Tudo bem que Nirvana e Pearl Jam são as bandas mais famosas, mas muitos não sabem que elas não foram as primeiras. Tudo começou com Green River(1983) e Soundgarden (1984), as duas primeiras bandas a gravar um álbum por um selo independente. Com o advento da MTV e o seu total apoio, O grunge foi alcançando cada vez mais públicos. Logo vieram o Nirvana(1987), o Modhoney (19880 e o Pearl Jan(1990), Transformando os conceitos musicais e visuais de alguns integrantes dessas bandas.

Como, quando e onde surgiu o grunge?

Muito antes o nirvana estourar na mídia, o grunge já estava se fortalecendo. Na década de 80, as bandas de garagem estavam ganhando força e respeito na região de Seattle,, misturando a energia do punk ao som pesado do heavy metal dando origem ao novo estilo musical. Surgiram várias bandas que ganharam notoriedade, com jovens talentos que esbanjavam atitude e constestavam desde a forma de vestir até a forma de tocar. Essas bandas faziam sons sem muito polimento, com guitarras pesadas, letras melancólicas, batidas fortes e vocais gritados. Os festivais de Seattle reuniam bandas que nunca imaginaram o sucesso que se tornariam, e que fariam a infância e a adolescência de muita gente feliz.

O que significa grunge?

É engraçado como algumas coisas ruins podem se tornar boas em um instante. A palavra “grunge” tem um significado próximo a “sujo” na língua inglesa. Logo ser “grunge” ou “ sujo”, já não era mais uma ofensa , e sim um estilo. Mas como esse termo ganhou um significado tão importante, e ao mesmo tempo tão singular? O termo foi dado ao movimento por causa da falta de polimento do som, não deixando o som limpo como as pessoas estavam acostumadas a escutar com as baladas pop que imperavam nas rádios. Tudo bem, esse era um dos motivos, mas vamos ser sinceros. Na real eles ganharam esse nome por causa das vestimentas das bandas, que utilizavam um visual desgrenhado, com roupas velhas , rasgadas e folgadas, cabelo desarrumado e camisa xadrez de flanela. Afinal sempre pareciam estar sujos, mas este era o estilo que fazia o visual característico dos garotos e das garotas do movimento.

Mas foi em 1991 que o grunge ganhou o respeito e a popularidade mundial. Com seu segundo álbum, Nevermind, o Nirvana desbancou o Pop star Michael Jackson do topo das paradas norte-americanas, abrindo espaço para outras bandas ate então consideradas underground. A moda grunge começava a surgir, levando seu conceito aos jovens que começavam a sentir a energia do movimento. Ao mesmo tempo, muitas bandas – Nirvana inclusive - começavam a sentir todo o peso da fama e do sucesso, assim como o pacote de problemas e pressões que o acompanhavam, e a demonstrar o desejo de não virar comercial. Ma s já estava formado o conceito grunge e, junto a ele, estava o estilo.

Influências na moda

Sabemos que , no geral, a moda tem um aspecto renovável incrível, pois de tempos em tempos, ela se repete de forma diferenciada, trazendo tendências que já foram utilizadas. Quando o movimento grunge era liderado pelo vocalista do Nirvana, Kurt Cobain e a sua esposa Courtney Love, ele e a esposa adotavam um visual bem diferente partindo pro romântico porem desleixado, até o estilo detonado, influenciando as meninas ao “ modo grunge de se vestir”.

Já no feminino , as roupas não perdem o seu romantismo, com vestidos florais e peças delicadas combinando com peças acabadas. As peças destruídas são muito parecidas com as peças masculinas, e é este conceito que forma o visual, como um vestido floral bem delicado com uma jaqueta masculina sobreposta e um tênis pra completar.

O estilo grunge masculino conta com peças mais desleixadas, com camisas sobrepostas e jeans surrados. O xadrez marca grande presença, mas o jeans impera tanto nas calças quanto nas jaquetas. No jeans, são realizadas lavagens bem pesadas que o deixam bem claro , com rasgos, envelhecido e com um visual bem destruído.

Com a morte de Kurt Cobain em 1994, o grunge perdeu sua força. O líder do Nirvana suicidou-se nesse ano, tornando incerto o caminho que o movimento iria traçar a partir de então . Muitas bandas se desmancharam , outras continuam ativas ate hoje, surgiram outros movimentos, mais nada vai retirar o marco que foi a era do grunge, mesmo que tenha imperado por pouco tempo . Bandas como Foo Fighters, liderada pelo ex-baterista do nirvana Dave Grohl, e o próprio Pearl Jan mantêm, de certa forma, acesa a essência do grunge até os dias atuais.

Seus cabelos revirados, suas roupas amassadas, suas atitudes contestadoras e seus significados ficarão marcados e serão revividos de varias formas, assim como esta acontecendo o seu revival nas paralelas do mundo todo. A tendência grunge esta nas marcas, nas passarelas, nos famosos, no cotidiano e certamente estará no seu armário.

Assim o movimento é mantido vivo, dando reviravoltas e encontrando seu espaço no mundo da moda. Certamente logo surgirão novas bandas com esse estilo e, talvez, o grunge possa voltar a atingir o nirvana.

[fonte: Colcci ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário