Falando com o Mynno IV * Por dentro da Igreja

| | quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O cosmos: uma dimensão da realidade inatingível pela Ciência

A ciência - mesmo quando se baseie numa filosofia realista e considere o universo como contingente- deve estar consciente de que nunca poderá revelar todos os mistérios do cosmos, por mais que progrida a técnica, pois há toda uma serie de dimensões da realidade que escapam completamente a seu alcance. Por isso, a ciência jamais poderá demonstrar a existência de Deus nem tampouco nega-la;simplesmente não tem autoridade para se pronunciar sobre tal matéria.
Quem observa o céu estrelado com um mínimo de espirito contemplativo é naturalmente levado a formular a si mesmo uma serie de perguntas para as quais a astrofísica não tem resposta : Por que existe o universo? Por que possui a ordem que observamos nele? É fruto de um projeto inteligente? Teve origem? Quando e como? Sempre foi assim como o vemos hoje?
A ciência procura dar resposta a essas e outras perguntas do gênero por meio da cosmologia, um ramo do saber que trata, de um lado, da formação do universo, de sua estrutura e evolução( aspecto filosófico-teológico). Na realidade, a cosmologia é uma disciplina fronteiriça entre as ciências naturais, a Filosofia e a Teologia.É uma ciência da totalidade, que, entre outras coisas busca a resposta a essa pergunta, porém, não se encontra na totalidade física do universo, que é o objeto de estudo da cosmologia, mas fora dela; a totalidade do universo encontra sua explicação somente em uma causa superior que transcende sua realidade física.
As questões relacionadas com a origem do universo e sua evolução, portanto, suscitam fortemente perguntas fundamentais como essas, que de um modo natural põem em relação à fé e a Ciência. Esta é a razão que me levou a escolher o Big Bang como tema para a tese de Licenciatura em Teologia, na Faculdade de Teologia da Pontifícia Gregoriana, na especialidade de Teologia Fundamental, pois a Teologia não só tem o direito de dizer uma palavra no debate ciêntifico, mas,mais do que isso, sua voz é indispensável para se poder entender em profundidade a realidade do universo.

[ excerto da tese em Licenciatura em Teologia apresentada na Pontificia Gregoriana intitulada de " Uma tese de Teologia sobre o Big Bang?, de autoria do Pe Eduardo Miguel Caballero Baza, EP, fragmento publicado na edição de Novembro da Revista Arautos do Evangelho pps 37 a 39}

Nenhum comentário:

Postar um comentário