O passeio, acompanhado por uma multidão, é parte das festividades pelos 20 anos da queda do muro, que marcou o fim da Guerra Fria e a reunificação da Alemanha.
Sob uma chuvinha persistente, Merkel cruzou sorridente, ao lado de seus convidados e centenas de pessoas, a ponte de Bornholmer Strasse, uma das primeiras passagens fronteiriças abertas em 1989.
Merkel deu início na manhã desta segunda-feira às cerimônias de comemoração do 20º aniversário da queda do Muro de Berlim comparecendo à igreja de Gethsemani, em Berlim Oriental, um dos redutos da dissidência e das manifestações que em 9 de novembro de 1989 obrigaram a Alemanha comunista, a desaparecida República Democrática da Alemanha (RDA), a abrir suas fronteiras.
Os dirigentes dos países da Europa participam nas cerimônias, ao lado dos representantes das quatro potências - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e França - que ocuparam a Alemanha após a rendição nazista em 1945 e até a reunificação em 1990.
Os chefes de Estado e Governo devem comparecer à noite à principal cerimônia, no Portão de Brandeburgo, símbolo de Berlim, por onde passava o "muro da vergonha", construído em 1961 pela RDA para impedir a passagem de seus cidadãos ao Oeste.
A expectativa é de que 100 mil pessoas assistam ao evento.
fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário